Dia 11 - Baixa e dots

Saí pra comprar filmes para minha Dianinha e aproveitei pra dar umas voltas pela Baixa, onde fica a loja da Embaixada Lomográfica de Lisboa.

Também chamada de Baixa Pombalina, por ter sido edificada pelo Marquês de Pombal após o fatídico terremoto (sim, ele de novo...), é formada por ruas retas e perpendiculares, sendo a principal delas a Rua Augusta, onde fica o Arco Triunfal da foto acima.

Um dos pontos principais, pra onde converge grande parte da horda de turistas que chega a Lisboa todos os dias, é a Praça do Comércio ou Terreiro do Paço. Esse espaço beira o rio Tejo e é muito usado pra eventos culturais e shows.


O palácio dos reis de Portugal era ali antes do terremoto e depois deste, com a reconstrução, foram feitos os prédios hoje existentes que circundam toda a praça e abrigam alguns dos Ministérios do Governo Português.


Outro lugar interessante por ali, na própria rua Augusta, é o MUDE - Museu do Design e da Moda, que foi uma surpresa positiva pra mim quando estive lá, em maio. Não dava nada por ele, afinal não vejo muito de moda em Lisboa e realmente não achei que o museu fosse me dar uma visão diferente da que a cidade me dá, mas como era de graça e eu não tinha nada pra fazer...  a verdade é que o museu é uma graça, pequeno e cheio de explicações, o que não é comum nos museus por aqui. No primeiro andar fica uma exposição permanente de itens de design que se tornaram marcos históricos entre roupas e móveis. No segundo andar ocorrem as exposições temporárias e quando eu fui podermos ver criações de estilistas portugueses. Gostei muito.

Limitando a Baixa, no lado contrário ao rio, estão as Praças do Rossio ou Praça D. Pedro IV (de Portugal, o nosso D. Pedro I), onde fica a estação ferroviária do Rossio, um prédio super bonito, e também a Praça da Figueira.

Na volta passei pela H&M e revirando as araras da nova coleção que, pra mim está bem melhor que a passada, me deparei com uma saia linda e cheia de bolinhas. Tô completamente apaixonada por ela e louca pra usar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário