Dia 06 - Chiado e o cavaleiro das trevas

Fui andar por um dos meus lugares preferidos em Lisboa: o Chiado.

O Chiado é um dos bairros principais aqui e geralmente vem acompanhado de outro bairro, a Baixa, nos guias turísticos, de tão juntinhos que são, ligando esta a outra área famosinha daqui, o Bairro Alto.

São várias as teorias para a origem do nome Chiado e a que eu mais gosto é que o bairro recebeu esse nome devido ao chiar das rodas carroças que tinham que subir aquelas íngremes ladeiras.

Mesmo tendo vivido algumas tragédias, o bairro conseguiu recuperar-se e é um dos lugares mais cheios de tugas e turistas na cidade, sendo chamado de coração de Lisboa. É uma graça mesmo! Adoro ir pra lá e ficar observando as pessoas, os prédios e o céu azul entre eles.

Alguns dos pontos mais famosos e interessantes ali são:

. Elevador de Santa Justa . Projetado por um dos aprendizes de Eiffel, liga a Baixa ao Largo do Carmo e tem uma vista belíssima. Sempre que passamos por lá há uma fila de turistas de máquinas empenhadas para fotografar essa arquitetura belíssima vista de cima. A passarela que liga o andar de cima do elevador ao mirante atravessa a Rua do Carmo, no Chiado.

. Ruínas do Convento do Carmo . Destruído pelo terremoto que assolou a cidade em 1755, não foi reconstruído justamente para que seja lembrada, de forma visível, essa catástrofe que foi um marco tão importante para os lisboetas. O "esqueleto" da igreja é visto de vários pontos da cidade e é lindo, mesmo em ruínas.

. Café A Brasileira e a estátua de Fernando Pessoa . Frequentado por políticos, poetas e intelectuais desde sempre, o lugar é muito mais que cafés e pasteis. Vive lotado de pessoas que, após jantarem, preferem tomar seus cafezinhos olhando a Rua Garret. Fernando Pessoa, um dos maiores escritores portugueses, trabalha ali em frente, sentado em uma das mesas, tirando fotos com turistas em frente ao café, sempre simpático.

Voltei pra casa e assisti um vídeo lindo. Fiquei aqui chorando com as lembranças de um dos dias mais emocionantes e felizes da minha vida. A Bela me ligou e deu pra matar um pouquinho das saudades que tô dela.

No final do dia, fomo ao cinema, um dos meus programas favoritos, inclusive por aqui, já que com a legenda em português não perdemos nada do filme. Vimos o filme novo do Batman e adoramos. Sou facilmente conquistada por super heróis encapuzados e defensores do bem. Principalmente quando acompanham uma mulher gato como Anne Hathaway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário