Dia 42 - Zambujeira do Mar, Almograve, Odeceixe, Cabo de São Vicente e Sagres

Chegou a hora de conhecermos as famosas praias da região sul de Portugal, o Algarve. Pra onde "toda a gente" se dirige nessa época do ano e da qual já tínhamos visto fotos incríveis. A gente tava enrolando um pouquinho pra ver se diminuía a quantidade de gente por lá e o calor. Além disso, como a maioria sabe, eu não sou fã de praias. Acho lindo e adoro ficar olhando o mar, mas passar o dia inteiro salgada com os pezinhos na areia não é bem a minha, então eu preciso de condições favoráveis. Não adiantou esperar. De qualquer forma, foi tanta beleza que eu consegui só curtir, sem reclamar. Prometo!

Quando o povo vai pra praia aqui eles sempre prestam atenção em 2 coisas pra ver se o tempo vai estar perfeito: temperatura e quantidade de vento. Isso porque se não estiver bem quente é impossível entrar na água, que é sempre gelada (eles dizem que é um pouco melhor no sul, mas eu não consegui perceber a diferença) e o vento, além de deixar todo mundo com mais frio, só atrapalha tudo porque fica jogando areia nas pessoas.

Sabendo das "boas condições", me besuntei de protetor solar, encontramos a Patrícia na locadora e seguimos viagem pela costa. Paramos na ponte sobre o Rio Mira (Rafa, você tem que vir conhecer seu rio!) e tiramos algumas fotos dessa praia formada na foz do rio: Vila Nova de Milfontes. Apesar do rio estar um pouco seco, a paisagem continuava muito bonita.

Paramos em Zambujeira do Mar, ainda na região do Alentejo. A praia é lindíssima. A faixa de areia fica entre falésias e água, que é de um azul lindo, o que mais tarde veríamos ser uma característica de quase todas as praias. Em alguns pontos as pedras formam piscininhas de água salgada. Já estávamos morrendo de fome e resolvemos almoçar. Escolhemos o restaurante pelo cheiro bom que vinha de lá. Eu e Patrícia dividimos um arroz de camarão (teoricamente seria para 2 pessoas, mas dava pra umas 4 comerem) e o Leandro foi de bacalhau à braz. Tudo uma delícia.

Continuando nossa rota, paramos na praia de Almograve (esta com menos pedras e uma faixa de areia bem maior) e depois em Odeceixe. Esta última fica na divisa entre o Alentejo e o Algarve e é de um lado uma praia de oceano e de outro lado praia de rio. O mar é bem agitado e procurado por surfistas. Nesse dia o rio estava bem seco e a praia não estava tão bonita como tínhamos visto em algumas fotos.

Seguimos para o Cabo de São Vicente, da onde queríamos ver o pôr do sol. Só mais umas 500 pessoas tiveram a mesma ideia que a gente. O que não impediu a gente de presenciar e fotografar esse momento maravilhoso do sol mergulhando na água e ficando rosinha no meio das nuvens.

Fomos até a cidade de Sagres para jantarmos antes de irmos pro hotel. Comemos pizza no D'Italia, que estavam muito boas, principalmente a do Leandro, de alcachofra e cogumelo. Nos arrastamos até o Hotel Salema, onde tínhamos feito reserva. O fizemos porque a região fica lotada no verão e ficamos com medo de procurar um lugar na hora, como geralmente fazemos. Sobre o hotel, o preço foi razoável, mas se você tiver outra opção, eu não recomendo. 

3 comentários:

  1. Parabéns ao Lê pela escolha do sabor da pizza...me deixou com água na boca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua cara mesmo, pai! Aliás, tô com uma vontade de comer alcachofra, daquele jeito que vc faz, como molhinho! Faz qdo a gente voltar??

      Excluir