Dia 48 - A tal da crise

Quando eu e Leandro chegamos aqui, em abril, eu fiquei impressionada em como falava-se sobre crise econômica. A cada esquina, no ponto de ônibus, no metrô, em todo lugar víamos cartazes sobre a crise, geralmente chamando atenção das pessoas sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos portugueses, ou com frases acerca da falta de emprego e sobre a corrupção. Na televisão o tempo todo os jornais tratavam da quantidade de empresas que estavam fechando já no primeiro semestre. Nós dois costumávamos comentar como dava pra sentir o clima de tensão no ar.

A gente voltou em agosto e todos esse cartazes sumiram. É verão, a cidade está cheia, as lojas vivem lotadas e parece que tá todo mundo feliz. Muitos restaurantes e lojas estão fechados para férias, pois seus donos e funcionários também querem aproveitar o verão.

Essa semana, porém, algumas medidas foram tomadas e manifestações tem acontecido, pois o povo será prejudicado diretamente pelas decisões do governo. São inúmeras as opiniões acerca de qual seria o melhor caminho pra que o país contorne esse problema.

Confesso que eu não li muito sobre o assunto, mas muito me interessa saber o que os portugueses pensam sobre isso tudo. Gosto mesmo de escutar eles falando sobre o assunto. Isso sempre ocorre quando andamos de taxi. Me parece que os taxistas tem uma tendência forte para o engajamento político. Ou para discutir sobre qualquer coisa.

Eu só desejo mesmo, do fundo do meu coração, que eles encontrem uma solução, isso tudo passe e eles possam continuar, em paz.

3 comentários:

  1. Postaram no face uma foto de uma manifestação,tinha tanta gente que tive a impressão de que todos os portugueses estavam lá.

    ResponderExcluir
  2. Também desejo do fundo d'alma que Portugal caminhe bem e acredito que o brasil terá papel preponderante no futuro deste país, seria um desperdício não ter, já que nos unem traços culturais tão fortes. Quem sabe um dia ainda esta nossa terra vai tornar-se um imento Portugal, inclusive com as pessoas cumprindo horários com o rigos da terrinha.

    ResponderExcluir
  3. ...corrigindo: rigor da terrinha, quase britânico.

    ResponderExcluir