Dia 49 - Família no Porto

Sábado a gente saiu de Lisboa e fomos quase que direto pro Porto. Paramos só pra almoçar em Coimbra, e tava um calor tão forte que não demos nem uma voltinha.

Já tínhamos estado no Porto uma vez e o motivo do retorno foi basicamente o mesmo da primeira visita: reencontrar tia Cíntia, Rui, João e Lucas. Tia Cíntia é amiga de infância dos meus pais e está aqui em Portugal há 12 anos. Antes de irmos embora queríamos voltar a vê-los. E também voltar a ver o Porto, que é uma cidade linda e muito diferente de Lisboa. Entre seus habitantes, "tripeiros"  e "alfacinhas", há uma certa rixa, assim como acontece com cariocas e paulistas.

Taí a explicação pra palavra "alfacinhas" aparecer no subtítulo desse blog. Esse é o apelido dos lisboetas, cuja origem é meio nebulosa. Segundo alguns especialistas seria por causa dos árabes, que dominaram essa cidade entre os séculos VIII e XII e gostavam muito de alface, tendo plantado o tal vegetal em hortas por toda a cidade. Já o termo "tripeiros" vem do ocorrido durante a Guerra de Ceuta, quando os portuenses entregaram toda a carne para abastecer os expedicionários que partiriam para a conquista, ficando eles somente com as tripas para se alimentarem. Por isso, também a tradição culinária do norte.

Chegamos lá de tarde e eles nos levaram para andar pela foz do Rio Douro, que é o rio que banha a cidade. As pessoas estavam aproveitando as praias que existem por lá, apesar da água gelada do rio. Enquanto conversávamos, assistimos a mais um pôr do sol espetacular.




















Depois partimos pro centro pra comer cachorrinhos! Eles já tinham nos apresentado essa delícia da outra vez e eu fui a viagem toda sonhando com eles. Enfrentamos uma boa fila desorganizada, mas valeu a pena. O lanche é basicamente feito de pão com linguiça, queijo e um molhinho apimentado, cortado em pedacinhos. A batata frita de lá também é sensacional: batata de verdade e cortada muito fininha. Nos empanturramos e demos boas risadas, como é certo de acontecer quando encontramos com essa família.

2 comentários:

  1. Que água na boca e que certeza de papo maravilhoso e divertido!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom que tenhamos família espalhada pelo mundo...quando lembro de Cíntia e Kaleb...lembro do encantamento deles quando vc nasceu...carinho que se expressava radicalmente no bico que faziam se eu sequer falasse um pouco mais grosso contigo...hoje este carinho este carinho entre nós multiplicou-se: Filipe, Lucas, João,Rui, os amigos maravilhosos e e tão emocionantemente próximos que conhecemos no Porto (Aurora, Sonia. Marcio e sua família linda etc)...muito bom saber vc do outro lado do mundo mas com colinho de gente querida!!!

    ResponderExcluir