Dia 24 - Música popular

Sempre que eu e Leandro viajamos de carro, a gente passa boa parte do tempo rindo. E um dos motivos principais são as rádios portuguesas. Primeiro que eu ainda não consigo conter as risadinhas quando escuto certas palavras com o sotaque deles e segundo que eles tem músicas muito bizarras, com letras estranhíssimas. E eu passo mal de rir!

A verdade é que eu sempre tive um certo preconceito quanto à música portuguesa. Quer dizer, quanto à música portuguesa que eu conhecia: o fado. Meu pai ama, mas eu nunca gostei de escutar. Nem a sonoridade nem a mensagem me tocavam de uma forma boa. Pelo contrário, me irritava.


Até que um dia... Tínhamos comprado ingressos para o show da Maria Gadú que teria aqui em Lisboa e sabíamos que haveria um show antes, de abertura, do cara que canta uma música com ela no CD novo. Imaginando que seria fado, não fizemos questão alguma de chegar na hora. Chegamos uns 15 minutos atrasados, no meio do show do Marco Rodrigues e como eu me arrependi de não ter chegado mais cedo! A voz do cara era maravilhosa e as cordas que o acompanhavam de uma beleza sem igual. Alguns fados eram até alegres e aquilo sim era um show. Quase uma peça teatral. Pronto. Opinião modificada. Hoje, o que eu sei, de tudo que eu já escutei, é que não gosto muito de fado cantado por mulheres. Mesmo quando cantado pela amada dos portugueses: Amália Rodrigues. Embora saiba admirar, não me agrada ouvir por muito tempo. Mas adoro a voz masculina interpretando esse tipo de música.

Leandro ainda teve mais uma experiência, quando os pais dele estiveram aqui, que o fez gostar ainda mais de fado. Eles foram jantar em um restaurante que tem apresentações de fado, um dos maiores atrativos turísticos dessa cidade, que é o berço do fado, o qual era cantado pelas mulheres que ficavam aqui, chorando, quando os maridos e filhos embarcavam nas caravelas, sem data pra voltar. Bom, eles se encantaram por toda a cena em que estavam envolvidos. A dona do local que ora cantava ora servia as pessoas. As participações dos clientes na cantoria. A atenção e o silêncio absoluto requisitado para a apresentação.

Quanto às rádios, a não ser as especializadas, não tocam fado. Tocam basicamente músicas cantadas em inglês (70%) e músicas portuguesas. A música pop portuguesa é muito ruim. Na minha opinião. Até agora (rs). Gosto de várias melodias, mas as letras geralmente me incomodam. Essa música, por exemplo, é de um dos caras mais populares aqui. Ele faz parte de um grupo, os Azeitonas (hahaha) e também tem uma carreira solo. Eu até gosto da melodia, mas a letra é ridícula. Poderia ser uma crônica, sei lá, não uma canção. Tem uma outra, que é da banda acima e teoricamente seria romântica, mas pra mim tá mais pra uma piada brega. Leandro até perguntou no trabalho se alguém lá já tinha chamado alguma garota pra ver aviões ou automóveis! Tô aqui ouvindo pra colocar os links e tô rindo sozinha.

Percebemos também que os portugueses gostam bastante da música brasileira e admiram muito nossos compositores. (Eu tô falando de música boa. Mas eles também gostam do que a gente produz de ruim, assim como o mundo todo tem curtido. Já perdi a conta de quantas vezes escutei "ai, se eu te pego" por aqui.) É muito comum escutarmos músicas brasileiras nos restaurantes e cafés que frequentamos. E o show da Maria Gadú que a gente foi estava lotado, não só por brasileiros, mas também de portugueses, que pediram um segundo bis emocionante, fazendo com que ela voltasse pra cantar "shimbalaiê", que nem estava no repertório do show.

5 comentários:

  1. desses dois eu tbm sou fã!
    eles podiam ir fazer show aí!

    ResponderExcluir
  2. Carol, que lindeza seu blog! Adorei!
    Aproveite bastante!

    Beijinhos pra vcs!
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, querida! Eu já imaginava que era você! Mas adorei saber dessa história dos cupcakes! A gente precisa se encontrar, Raquel! Preciso ver sua princesinha pessoalmente! Vamos marcar algo quando eu voltar!

      Excluir
  3. Ops...entrei logada no usuário dos cupcakes (é, agora sou mãe/confeiteira nas horas vagas). É a Raquel que trabalhou com vc no Mario Oscar!

    Beijo!

    ResponderExcluir