Dia 41 - Lar

Esses dias, numa maratona de leitura do Achados, o blog da Dri Setti, me deparei com um texto do crítico de arte Robert Hughes, sobre o qual penso quase todos os dias. A Dri mora em Barcelona há mais 10 anos e o Robert há uns 40. Segue o trecho que ela postou.

"Você tem sorte se descobre a tempo, na vida, uma cidade que não seja aquela onde nasceu e que se torna o seu verdadeiro lar. Certamente não penso em Sydney desta maneira. Ficaria triste se não visse mais sua baía azul, com muitas enseadas, mas sei (até onde se possa ver o futuro sob o prisma do desejo) que nunca morarei lá, que voltar para lá para sempre não seria nem uma aventura nem uma realização. Fica muito longe, pelo menos de mim. por que o patriotismo tem que lhe ser determinado quando você ainda é um feto? Reivindico o direito de escolher o que amar, e isto inclui as cidades. Você pode não querer repudiar as suas origens (certamente não quero), mas deve abraçar aquela que preferir. Quarenta anos atrás tive este maravilhoso golpe de sorte: Barcelona..."

Eu nasci em São Paulo, aos 2 anos fui levada pra Angra dos Reis e moro há quase uma década em Niterói. Em 2007 passei 3 meses em Harpenden e estou há alguns meses em Lisboa. Amo esses lugares, mas ainda não encontrei a minha cidade. Na verdade, não tenho certeza se vou encontrá-la. Não me parece que exista um único lugar onde eu queira passar o resto da minha vida. Mas existem vários lugares onde eu gostaria de viver fases dela. Não sinto que "sou" de alguma dessas cidades, mas de todas elas. E eu acho que isso também é uma benção.

6 comentários:

  1. Minha ciganinha!!! Sempre estarei de malas prontas!!! Visitas Lê!!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu bebê....como me sinto próximo de vc...Aracaju, São Paulo, Angra dos Reis, Rio de Janeiro,Niterói, Lisboa, Porto....tb não me sinto de nenhuma delas mas me sinto de todas elas. Teu pai cigano!!!

    ResponderExcluir
  3. que lindo esse texto! concordo tanto.
    é tão melhor ser do mundo do que ser de uma cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, né! É de um livro que ele escreveu sobre Barcelona...

      Excluir