Dia 46 - Mais Alfama

(Porque esse bairro é tão lindo que merece 2 posts.)

Sabe qual é a dica mais importante para um roteiro na Alfama: se perder e gostar disso. Fica tranquilo que pelas ladeiras você vai encontrar belos cenários para suas fotos e, com a ajuda das placas, vai se deparar com os lugares turísticos. Vou aproveitar pra ressaltar que Lisboa não é a cidade ideal para aqueles que não gostam de andar. A rede de metrô e ônibus nos serve muito bem sim, mas há lugares em que estes não chegam (graças a Deus) e a verdade é que muito da graça de estar aqui é colocar os nossos pezinhos em cada escadinha e perder tempo por ali. 

Um percurso que eu gosto de fazer é subir (de ônibus, para os fracos) até o Castelo de São Jorge, que tem uma vista maravilhosa da cidade toda, e depois ir descendo pelo bairro até a Baixa. No castelo rolam vários eventinhos, como peças pras crianças sobre a história do país. Uma coisa que a gente amou visitar, e que vale esperar o horário para conhecer, é o periscópio: uma invenção de Leonardo da Vinci reproduzida no castelo. Através desse aparelho você consegue ver a cidade todinha em tempo real!

Outro lugar ótimo pra contemplar a vista é o Miradouro de Santa Luzia. Fica do lado de uma igreja de mesmo nome, que tem do lado de fora um painel enorme de azulejos retratando a Praça do Comércio antes do terremoto de 1755. A vista que se tem de lá é simplesmente espetacular.

Logo abaixo fica a Sé de Lisboa. Ladeada por laranjeiras é o fundo das fotos mais famosas dos bondinhos que circulam por Lisboa. A foto é mesmo linda e irresistível. Toda vez que vamos lá, ficamos esperando o bondinho descer só pra fazer o click clássico. Essa igreja, depois de muito sofrer com terremotos, acabou resultando numa mistura de estilos gótico e românico. Ao lado da Sé tem um cafezinho que eu adoro, o Pois Café, que assim foi chamado porque as donas, austríacas, quando aqui chegaram acharam muita graça do "pois". O ambiente é uma graça, cheio de mesas grandes, livros e cadeiras descombinadas. Ah, e a comida é bem boa também.
Outra igreja que é bem bonita é a de São Vicente de Fora. Adoro essas construções branquinhas porque elas combinam perfeitamente com o céu azul, que é uma constante por aqui, principalmente no verão. Por dentro, assim como  a maioria das igrejas em Lisboa, ela não é muito ornamentada ou dourada. Não sei se isso acontece por conta dos portugueses terem perdido todo ouro brasileiro pro resto da Europa ou porque, depois de terremotos e incêndios, seja complicado recolocar tudo no lugar. Ou pelos dois motivos.

No final de tudo isso deu fome? Segue o cheirinho de sardinha na brasa. Uma dica é o Pateo 13, do qual eu falei aqui, mas ele só fica aberto no verão.

4 comentários:

  1. Carolll! Que máximo o seu blog!!! Depois vou ler todas as postagens! hehe :)))
    PARABÉNS, tá lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não quero visitar Portugal se vc nao for comigo de guia ! Tenho medo de perder essas coisas coisas todas lindas que vc fala!

    ResponderExcluir
  3. Eu também amei cada passo nesse lugar!!! Mari, fica tranquila vc sabe que ela vai!!!

    ResponderExcluir