Dia 52 - A loja mais bonita da cidade, São Roque e Príncipe Real

Encontrei a loja mais bonita da cidade e agradeci a Deus por não tê-la visto antes, pois gastaria todo o dinheirinho do meu marido lá mesmo. Chama-se a Vida Portuguesa e fica numa rua super fofa, a Rua Anchieta, no Chiado. Nunca tinha entrado nessa rua. Na esquina dela tem uma obra que não acaba e isso me dava uma impressão ruim. Mal sabia que atrás daquela nuvem de poeira encontraria essa belezura! Lá tem de tudo um pouco, mas sempre produtos que tenham relação com Portugal. Em uma área sabonetes fabricados aqui, em outra sala ficam as geleias e outras comidinhas típicas, e em outra paninhos e cadernos. Lá também tem livros, jogos, forminhas de biscoitos e doces e muitas sardinhas: enlatadas, em imã, em papelão, em cerâmica. E a Amália cantando "é uma casa portuguesa, com certeza". Eu queria morar lá.

Depois subi até uma praça onde tínhamos ido um dia à noite: o Jardim São Pedro de Alcântara, junto ao Elevador da Glória. Tirei umas fotos e continuei até a Igreja São Roque. Eu sou uma grande apreciadora de igrejas católicas. (Apesar de me incomodar bastante com algumas coisas como, por exemplo, encontrar muito mais referências a um Cristo machucado, morto e enterrado, do que a Ele ressurreto e vivo.) Me agrada a arte em seu lugar original, para o que ela foi criada naquela ocasião. E a grandiosidade da arquitetura continua a me deixar perplexa, assim como fazia com as pessoas há centenas de anos atrás. Gosto de pensar em quanta história tem naquele ambiente. Esta igreja é branquinha por fora, mas muito ornamentada por dentro com pinturas (tem uma gigante que cobre todo o teto), trabalhos em mármore nas colunas e muito ouro no altar. Toda essa formosura tinha razão: atrair os fiéis em época de contrarreforma. Lá dentro, comecei a ler sobre a Capela de São João Batista e fiquei abismada. Ela foi encomendada por D. João V a artistas italianos, construída lá na Itália e trazida para Portugal em 3 naus! Peguei meu queixo no chão e continuei meu passeio.

Andei até a praça do Príncipe Real. Pelo caminho um monte de lojas fofas. Na volta passei na Padaria Portuguesa, que fica aqui pertinho, e tem como especialidade o Pão de Deus. Uma espécie de pão doce com coco. Mas lá a gente encontra também outras gostosuras, como os croissants e o pão com azeitona. Ficar magra pra quê, né, gente?!

Um comentário:

  1. Hum esse pão de Deus realmente vale a pena as calorias ingeridas, depois é só gastar nas ladeiras.
    Carol pode gastar o dinheiro da mamãe tb, eu vou ficar mt feliz!!!! Hahaha!!!

    ResponderExcluir